terça-feira, 2 de outubro de 2012

Outubro Rosa: o mundo em prol da conscientização e detecção precoce do câncer de mama


Você sabe tudo o que precisa saber sobre câncer de mama? Quando precisa começar a fazer os exames preventivos? A importância de um diagnóstico precoce? Se diagnosticado, você sabe quais são os tratamentos disponíveis? Conhece os direitos de uma paciente em tratamento de câncer de mama? Não se sinta mal se a resposta for "não” para alguma das questões. O movimento Outubro Rosa surgiu da necessidade de informação sobre a doença que, dentre todos os cânceres, é o que mais mata mulheres no mundo.

A ação foi criada para mobilizar, empresas, entidades e toda a população, com o intuito de conscientizar e chamar a atenção para a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama.

Na década de 1990, a instituição Susan G. Komen for The Cure realizou a primeira Corrida pela Cura, em Nova York, e distribuiu um laço cor de rosa para todos os participantes simbolizando a ação que, desde então, acontece anualmente.

Outras cidades americanas começaram a participar da mobilização, mas em ações isoladas, até que o governo americano aprovou o mês de outubro como o oficial para a conscientização do câncer de mama.

Em 1997, as cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia, aderiram à causa e a denominaram Outubro Rosa. Em pouco tempo a mobilização passou a ser uma ação mundial.

Monumentos históricos, prédios públicos, pontes, entre outros são iluminados de cor rosa. Essa é uma das ações mais conhecidas do movimento que visa chamar a atenção para a causa. A França coloriu a Torre Eiffel, na cidade de Paris, a Itália, o Coliseu, em Roma. E diversos outros países também se mobilizaram. Com o Brasil não foi diferente.


BRASIL, em outubro: Verde, Amarelo e Rosa
No Brasil, a primeira ação do Outubro Rosa aconteceu em 2002, com a iluminação do Obelisco, monumento localizado nas imediações do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Outras cidades aderiram à causa, Curitiba, por exemplo, já coloriu a Ópera de Arame, Porto Alegre iluminou o Palácio Piratini, o Rio de Janeiro, o Cristo Redentor.

Em 2011, além de iluminar o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o país recebeu pela primeira vez a Brasil Race for the Cure, a nossa Corrida pela Cura.

Em parceria, as entidades Susan G. Komen, Instituto Oncoguia, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), Sociedade Franco-Brasileira de Oncologia, Sociedade Brasileira de Mastologia, Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica organizaram a iniciativa, que aconteceu no dia 24 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro.

O Brasil vem se mostrando participativo na campanha e realizando inúmeras atividades que vão de palestras informativas, exposição de arte até a Corrida pela Cura.



Fonte: Oncoguia

Nenhum comentário:

Postar um comentário