quinta-feira, 28 de março de 2013

Senado aprova projeto que vai beneficiar quem têm câncer de mama

O Senado aprovou o projeto de lei que vai beneficiar milhares de pessoas que têm câncer de mama. Hospitais da rede pública serão obrigados a realizar a retirada do tumor e a reconstrução da mama na mesma cirurgia.

Joana esperou dois anos na fila do SUS
Joana Jeker descobriu que tinha câncer de mama aos 30 anos. “Foi terrível, meu chão perdeu”, diz.

Ela teve que fazer uma mastectomia, ou seja, tirou toda a mama direita. E esperou dois anos na fila do SUS para fazer a cirurgia de reconstrução. “A mulher se sente mutilada, ela não se sente plena”, completa Joana.

O projeto de lei aprovado no Senado determina que o SUS dê condições para que as pacientes façam, na mesma cirurgia, a retirada e a reconstrução da mama.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, a cirurgia plástica reparadora, no mesmo procedimento de retirada da mama, é recomendada na grande maioria dos casos. Em geral, a reconstrução imediata é contraindicada quando a paciente tem outros problemas de saúde. Por exemplo: diabetes, quando é fumante ou tem algum problema cardiológico.

O projeto diz ainda que se a reconstrução imediata não for possível, deverá ser feita assim que a paciente estiver em condições. Para um mastologista, a plástica imediata traz muitos benefícios. "Isso é fundamental para o paciente no sentido de autoestima, de sua feminilidade, da capacidade de superar os diversos obstáculos que ainda virão e do ponto de vista médico porque você tem uma paciente mais focada no tratamento, que vai aceitar o tratamento com mais tranquilidade", explica o vice-presidente da regional centro-oeste da Sociedade Brasileira de Mastologia, Rodrigo Peppe.

O Ministério da Saúde afirma que vai ampliar a rede do SUS. “Nós estamos fazendo um diagnóstico detalhado do Brasil com um novo sistema de informação em câncer implantado em todo o pais até maio, com isso teremos detalhadamente onde precisamos ampliar serviços junto aos estados e municípios”, afirma o Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães. E o que mudou para Joana depois da reconstrução? "O sorriso está de volta, e vida que segue”, conta ela, que se sente muito feliz com essa vitória, pois sua ONG, a Recomeçar, luta por esse direito faz tempo.

Para entrar em vigor, a lei ainda precisa ser sancionada pela presidente Dilma. Só no ano passado, segundo o Instituto Nacional de Câncer, foram registrados, no Brasil, cerca de 50 mil casos de câncer de mama.


Fonte: G1

terça-feira, 26 de março de 2013

Ônibus do Hospital do Câncer realiza exames em 10 principais bairros de Barretos

A partir desta terça-feira (26), a carreta de prevenção do Hospital do Câncer de Barretos (SP) realizará exames gratuitos de mamografia e papanicolau em mulheres entre 40 e 69 anos em Bebedouro (SP). O ônibus visitará os principais bairros da cidade até o dia 29 de maio, funcionando As moradoras interessadas devem procurar o posto de saúde mais próximo de casa para fazer o agendamento da consulta. É preciso apresentar cópias do documento de identidade, CPF e comprovante de residência, além do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Apesar de a mamografia ser restrita às mulheres de faixa etária descrita acima, o exame de papanicolau, que previne o câncer do colo do útero, será realizado a qualquer interessada, desde que tenha vida sexual ativa.

O veículo estará estacionado próximo às unidades de saúde da cidade, conforme a escala abaixo. Confira as datas e horários de funcionamento.

26/03 - Estratégia Saúde da Família Dr. João Carlos Galhardo| Rua Antônio Gomes 1135 Jardim União | (17) 3343-1903
02/04 Unidade Básica de Saúde Sr. Hygino Leonel de Paiva| Rua Jesus Vicente Conde, 835 Jardim Centenário | (17) 3342-8016
09/3 à 15/4 ESF CAIC | Rua Abílio França Valente, 161, Jardim D'Lúcia | (17) 3342-9434
16/4 à 19/4 UBS Ricardo | Rua Guanabara, 271, Jardim Sanderson | (17) 3342-8017
22/4 à 25/4 ESF Botafogo | Rua Najib Burjali s/n Botafogo | (17) 3342-6297
06/5 à 10/5 ESF Caub i| Rua Elias Nemer s/n Rassin Dib | (17) 3343-9335
13/5 à 22/5 UBS Moacyr| Avenida Joaquim Alves Guimarães, 490, Jardim Claudia | (17) 3342-8015
23 e 24/5 UBS Moacyr | Avenida Hércules Pereira Hortal, 1367, Jardim São Sebastião | (17) 3342-4383
27/5 à 29/5 ESF Mauro Neto | Rua Palmares, 66, Jardim Três Marias | (17) 3342-8018




Fonte: G1

quinta-feira, 21 de março de 2013

Depoimento da Heloisa

Veja mais um depoimento muito tocante a seguir da Heloisa, que descobriu ter câncer de mama aos 43 anos, e hoje aos 50 descreveu tudo com muita sensibilidade e comoção.

É um prazer imenso colaborar de alguma forma com esse projeto maravilhoso. Sempre quis fazer algo que pudesse retribuir para o universo o bem que recebi ajudando pessoas na situação que estive um dia, para que tudo se torne mais leve, sem dramas, sem maiores danos do que os que já ocorrem por conta de um tratamento que precisa ser agressivo.

terça-feira, 19 de março de 2013

Leila Milman, de 55 anos, supera câncer de mama com auxílio de corrida

Que a corrida auxilia na saúde, isso não é novidade para ninguém. Neste domingo, cerca de duas mil mulheres disputaram a Corrida da Mulher, prova disputada na Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos cartões postais do Rio de Janeiro. Para uma delas, os 7,5km de percurso tiveram um gosto mais saboroso do que a celebração da prova em si: o de superação e cura. A enfermeira militar Leila Milman, de 55 anos, descobriu que estava com câncer de mama há quatro. E foi através da corrida que Leila mudou sua saúde de maneira radical. Hoje, a enfermeira comemora a vitória da sua nova vida saudável e ativa, após cirurgia na mama e axila e tratamento com quimioterapia e radioterapia.

Li o livro "Anticâncer" e o autor, que também havia superado a doença, recomendava correr cinco vezes por semana para casos de câncer de mama. Desde que iniciei o tratamento, passei a caminhar, depois subir ladeiras, trotar e finalmente correr. Hoje faço provas de 10km e já penso em disputar uma meia maratona em breve. Faço caminhadas em trilhas como a do pico da Tijuca e outras nos fins de semana, e assim tento manter uma boa performance.

Quanto ao segredo para a cura, Leila diz que é viver um dia de cada vez e curtir o momento presente, agradecendo por estar viva e com saúde.

- O importante é não parar, não se entregar e sempre continuar, ir em frente com muita espiritualidade para poder fazer o melhor para si e a humanidade.

Após a prova, Leila se orgulhava de ter servido de modelo para uma outra corredora.

- Corri com muita energia todo o percurso e o ponto mais alto foi ouvir de uma participante que ela tinha conseguido chegar até o final por ter se espelhado em mim. As mulheres realmente estão de parabéns pelas suas conquistas.



quinta-feira, 14 de março de 2013

Segundo pesquisa, excesso de carne processada aumenta chances de morte precoce por câncer

Uma pesquisa abrangente, que analisou a dieta de cerca 450 mil europeus, conclui que homens e mulheres com um alto consumo de carne processada - linguiça, bacon, salsicha, hambúrguer e apresuntados - têm mais chances de morrer precocemente, em especial devido a doenças cardiovasculares, mas também com câncer. Nesta população, a redução do consumo de carne processada para menos de 20 gramas por dia iria impedir mais de 3% de todas as mortes.

Como o consumo de carne processada é um fator de risco evitável, as autoridades sanitárias deveriam incluir informações específicas sobre a redução do consumo de carne processada, sugerem os autores do estudo.

O levantamento, da Perspectiva Europeia de Investigação sobre Câncer e Nutrição (Epic, na sigla em inglês), foi feito entre voluntários sem histórico de câncer, derrame, ou enfarte. Tinham entre 35 e 69 anos e forneceram dados sobre o que comiam, se fumavam, as atividades físicas e o índice de massa corporal.

É sabido por todos que a carne vermelha é um alimento rico em proteínas e ferro. Embora o ferro seja essencial para a prevenção de anemia, o elevado consumo está relacionado com a formação endógena de compostos de nitrogênio no trato gastrointestinal e, assim, pode se tornar um fator de risco para alguns tipos de câncer, como o de colo, de acordo com a pesquisa. O levantamento, no entanto, não concluiu que o consumo de carne vermelha fresca, sem ser processada, fez diferença nas causas de mortalidade investigadas. O mesmo ocorreu com a carne de aves.

De cada 17 pessoas acompanhadas, m média por 13 anos, uma morreu. Mas aquelas que comiam mais de 160 gramas de carne processada por dia - o equivalente a duas salsicha e uma fatia de bacon - foram 44% mais propensas a morrer durante o período da pesquisa que aquelas que comiam cerca de 20 gramas do alimento.

Ao todo, cerca de 10 mil pessoas pesquisadas morreram de câncer e outras 5.500 de problemas cardíacos. Homens e mulheres que mais consumiam carne vermelha ou carne processada tendiam a ingerir menos frutas e outros vegetais. Foram também os mais propensos a terem o hábito de fumar e com menos tendência a terem formação universitária. Outro dado importante é o fato de os homens com maior consumo de carne vermelha consomem mais álcool que aqueles que não exageram com a carne. A tendência, no entanto, não foi confirmada entre as mulheres.


Fonte: BBC

terça-feira, 12 de março de 2013

Abaixo assinado: marcas de lingerie façam um sutiã para as sobreviventes de mastectomia

O diagnóstico do câncer de mama na vida da mulher acarreta efeitos traumáticos, para além da própria enfermidade, tendo que se deparar com a iminência da perda de um órgão altamente investido de representações.

A mulher passa por alterações significativas em diversas esferas da vida como o trabalho, a família e o lazer, o que traz implicações em seu cotidiano e nas relações com as pessoas de seu contexto social.

A iminência da perda da mama e a mutilação da imagem corporal representam uma desestruturação do sentimento de valor próprio da mulher, tendo como primeira reação diante desta possibilidade de perda, o desejo de salvação do órgão afetado.

As mamas sempre representaram a sexualidade e a maternidade, é um órgão de contato de atração, é também um símbolo extremamente narcísico. Além disso, é símbolo da identidade corporal feminina e do sentimento de auto-estima e valor-próprio.

A mulher que acabou de passar por uma fase dolorida e sofrível, merece ao menos um sutiã que a deixe bonita e devolva sua auto estima e a vontade de se sentir mais mulher. Portanto nós do De Peito Aberto com a Change.org sabemos o quanto é difícil de achar um sutiã lindo, confortável e acessível para as mulheres que passaram por esse drama. 
Nós recebemos muitas assinaturas e compartilhamentos, porém infelizmente não foi o suficiente. Ajude-nos a alcançar esse desejo de muitas mulheres guerreiras.
É só clicar nesse link ABAIXO ASSINADO  e ao lado direito é possível efetivar a assinatura, com apenas e-mail e nome, fácil, não?



Fonte: Psicologia na Net

quinta-feira, 7 de março de 2013

10 alimentos que protegem do câncer de próstata

A nutricionista Ludmilla Eler reuniu os alimentos já comprovados cientificamente que apresentam boa influência na prevenção do câncer de próstata. Segundo ela, eles também podem auxiliar durante o tratamento.
O tumor é o mais incidente no universo masculino e, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, faz 60 mil novas vítimas todos os anos.
Além dos alimentos protetores, a especialista afirma que é necessário o consumo de pelo menos cinco porções diárias de frutas, verduras e legumes na proporção da palma de uma mão.
“Esse hábito auxilia desde a prevenção de diabetes, hipertensão arterial e até do câncer de forma geral”, diz Ludmilla.

Tomate: contém o carotenoide licopeno, que protege do câncer de próstata. 

Brócolis: as verduras crucíferas têm uma substância com enxofre chamada de “sulforafano”, que age nos danos das célula

Linhaça: atuam no controle da dosagem da testosterona

Goiaba: vermelha: contém o carotenoide licopeno, que protege contra o câncer

Cenoura: contém o carotenoide licopeno

Repolho: as verduras crucíferas contêm uma substância com enxofre chamada de “sulforafano”, que age nos danos das células

Soja: atua no controle da dosagem da testosterona.

Mamão papaia: contém o carotenoide licopeno

Couve-flor: outra crucífera (age nos danos das células)

Melancia: contém o carotenoide licopeno


Fonte: Ig

terça-feira, 5 de março de 2013

A experiência da nossa exposição

Um de nossos monitores da exposição De Peito Aberto que está no Pátio Belém, o Felipe Rodrigues, expôs sua experiência em um depoimento muito emocionante para nós, portanto queremos compartilhar esse comentário tão especial com todos vocês!

"Trocar experiências com as pessoas tem sido algo realmente muito legal durante a monitoria da exposição De Peito Aberto ...Ver pessoas se emocionando ao verem as fotos das mulheres que venceram a luta contra o câncer de mama ,compartilhando suas histórias é algo que não tem preço ,alguns visitantes choraram e sorriram com a vitória de cada uma . Muito obrigado por ter criado este maravilhoso projeto que exalta as guerreiras corajosas.Estou muito satisfeito com a receptividade com que todos acolheram a causa .Tenho certeza que que cada pessoa que passou pela exposição cresceu como ser humano e acrescentou valores para toda uma vida!"

Confira nossa exposição De Peito Aberto no Shopping Pátio Belém, que fica até o dia 15 de março, em Belém do Pará! 


sexta-feira, 1 de março de 2013

Março: mês da conscientização do câncer de colorretal. Alerte-se!

Os tratamentos contra o câncer colorretal, na maioria das vezes, podem trazer alguns efeitos colaterais interferindo na forma como o paciente se alimenta. Está comprovado que uma alimentação saudável, aquela que contêm nutrientes (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e fibras) em quantidades adequadas são indicadas em todas as etapas da doença, mas em especial durante o tratamento.

O planejamento alimentar é parte importante do tratamento do câncer colorretal. Uma alimentação correta durante essa fase pode contribuir para o seu bem estar e fortalecimento, evitando a degeneração dos tecidos do corpo e ajudando a reconstruir aqueles que o tratamento contra o câncer possa ter prejudicado. Pacientes com boa alimentação durante o tratamento de câncer colorretal têm melhores condições de vencer os efeitos colaterais e de enfrentar, com êxito, a administração de doses mais altas de certos medicamentos.

Alimentar-se bem é vital para o trabalho do corpo. Pacientes com câncer que têm bons hábitos alimentares podem ter mais disposição para enfrentar os efeitos colaterais do tratamento, adquirir menos infecções e estar apto a ter uma vida normal. Quando não se ingere a quantidade suficiente ou o tipo correto de alimento, o corpo utiliza os nutrientes que tem armazenado para servirem de fonte de energia. O resultado é que as defesas naturais diminuem e o corpo não consegue combater as infecções. No entanto, esse sistema de defesa é importantíssimo para quem tem de enfrentar o tratamento contra a doença, pois nessas circunstâncias, é sempre grande o risco de adquirir infecções.

Lembre-se que uma boa alimentação é extremamente importante quando o corpo está combatendo uma doença. Caso tenha alguma dúvida, procure um nutricionista oncológico que poderá lhe orientar nesse momento.

Dicas de Alimentação
Fracione as refeições. Opte por pequenas porções de 3 em 3 horas.
Adquira o hábito de colorir o seu prato com porções de verduras, legumes e cereais. Um prato colorido significa nutrientes diferentes e importantes para o bom andamento do seu organismo.
Diminua o consumo de fritura e alimentos que contenham sal.
Coma devagar e mastigue bem os alimentos.
Evite alimentos industrializados.
Hidrate-se com água, sucos naturais ou água de coco.


Fonte: Oncoguia