quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Ovo: seus antioxidantes ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e câncer

Quando falamos em antioxidantes o normal é pensarmos nas frutas, legumes, chá-verde, vinho e grãos, que são na verdade potentes fontes desses nutrientes. Se você pensa assim, está certo. Mas você sabia que o ovo também é uma rica fonte de antioxidantes? Ele não é o vilão como muita gente já falou.
 
 
Um novo estudo publicado na revista Food Chemistry revelou que um único ovo cru, e sua gema, em particular, contém pelo menos duas vezes mais propriedades antioxidantes que uma maçã, e aproximadamente a mesma quantidade como uma porção de cramberries.

Além disso, pesquisadores da University of Alberta's Department of Agricultural Food and Nutritional Science estudaram as gemas de ovos produzidos por galinhas alimentadas com uma dieta convencional de trigo ou milho, e descobriram nelas altos níveis de triptofano e tirosina, dois aminoácidos conhecidos por suas propriedades antioxidantes. As gemas de ovos também são ricas em carotenóide, compostos antioxidantes responsáveis pela sua cor amarela, bem como peptídeos.

"Em última análise, estamos tentando mapear antioxidantes em gemas de ovos, e por isso temos de olhar para todas as propriedades nas gemas que podem conter antioxidantes", disse Jianping Wu, um dos principais pesquisadores nesse estudo. E a equipe está fazendo exatamente isso, uma vez que continua a identificar uma grande quantidade de nutrientes contidos nos ovos.

E contrariando a crença generalizada de que os ovos não são saudáveis ​​porque contêm níveis elevados de colesterol, os peptídeos encontrados nos ovos ajudam a baixar a pressão arterial. Não é a toa que o grande cardiologista e nutrólogo, Sérgio Puppin, diz: "Se ovo fosse ruim, pinto nascia enfartado".

Uma pesquisa anterior revelou que as enzimas do estômago quebram as proteínas do ovo e produzem peptídeos que agem como um tipo de inibidor da ECA natural para regular os níveis de pressão arterial. Os pesquisadores estão bem animados em saber que podem encontrar mais nutrientes antioxidantes na gema do ovo.

É uma boa notícia, mas temos que fazer algumas considerações: o ovo totalmente cru, infelizmente, do jeito que é produzido, pode lhe transmitir a salmonela. As galinhas devem viver de uma maneira saudável, onde além de correr livremente, se alimentam de maneira saudável, sem consumir hormônios e outras gororobas químicas. Existe ovo orgânico? Sim, existe. É mais caro, mas compensa.
E para o consumo, uma boa dica do Dr.Sérgio Puppin é fritar o ovo no óleo de coco extra virgem por no máximo três minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário