terça-feira, 25 de março de 2014

Nova descoberta pode mudar o tratamento do câncer no futuro

Uma nova descoberta pode mudar o tratamento do câncer nos próximos anos. Médicos americanos da Northwestern University identificaram uma proteína cuja eliminação mata apenas as células cancerosas - sem afetar as células sem a doença.

Responsável pelo processo natural de auto-destruição das células, a CD95 vinha sendo usada até agora para combater tumores. Os cientistas esperavam que as células cancerígenas fossem se desenvolver mais rapidamente sem essa proteína. Mas um experimento mostrou que acontece o contrário disso.

Um artigo sobre o trabalho de Peter e sua equipe foi publicado na última edição da Cell, publicação inglesa da área de ciência."Mas, quando nós a removemos das células com câncer, elas morreram, em vez de proliferar", afirma Marcus Peter, professor de oncologia da Northwestern University, em nota sobre o estudo publicada pelo site Eureka Alert.

DICE

Nos experimentos realizados, a retirada da CD95 resultava num aumento do tamanho das células com câncer e outros problemas que geravam danos ao seu DNA. Por conta disso, as células doentes terminavam morrendo quando tentavam se dividir em duas.

Os cientistas batizaram o procedimento de DICE (sigla em inglês para Morte induzida por eliminação da CD95). "DICE matou todas as células com câncer que testamos e não encontramos nada que pudesse evitar isso.

Segundo ele, a nova técnica é um caminho promissor para matar células com câncer. Um ponto a favor de DICE é o fato da retirada da CD95 não afetar a vida posterior do tecido, comprovado por testes em ratos.

Se desenvolvida, a descoberta pode se tornar uma importante arma no combate ao câncer. Só em 2012, a doença matou mais de 8 milhões de pessoas em todo mundo - segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

célula

Fonte: Info

Nenhum comentário:

Postar um comentário