quarta-feira, 25 de abril de 2012

Investimento de R$ 505 milhões em tratamento contra o câncer

Bom dia pessoal!
Ficaram sabendo que o Ministério da Saúde irá investir aproximadamente R$ 505 milhões nas unidades para tratamento contra o câncer do SUS? 


A notícia foi dada na quarta-feira, 18 de abril, pelo ministro Alexandre Padilha, que disse que os investimentos serão divididos entre a infraestrutura e a compra de equipamentos para radioterapia, como  cerca de 80 aceleradores lineares nos próximos cinco anos. Com isso, o acesso ao tratamento crescerá para 28.800 pacientes por ano.


As prioridades são o câncer de mama e de colo de útero, devido à sua incidência em números de casos no país. Porém, para a produção nacional dos aceleradores é necessário a instalação de uma fábrica no país, e isso só está planejado para 2015. No mundo todo há apenas dois grandes fornecedores e alguns outros menores, mas com a criação da fábrica no Brasil, isso inovará a tecnologia em parceria da sustentabilidade, gerando também novos empregos.

Apenas 135 hospitais do SUS são habilitados com serviços de radioterapia, tendo a responsabilidade de 75% dos serviços da área em todo o país. Com as obras, serão ampliadas 48 unidades que já oferecem o serviço, além do fornecimento de mais 32 serviços, para o melhor acesso ao tratamento oncológico, principalmente nas regiões do norte, nordeste e interior do centro-oeste, sudeste e sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário