terça-feira, 16 de abril de 2013

Dicas de maquiagem: cuide do visual.

Os tratamentos de câncer podem apresentar um desafio maior às mulheres que gostam de se maquiar e utilizam cosméticos para cuidados com a pele. Normalmente peles oleosas tendem a ficar temporariamente secas e escamosas. Até mesmo o tom da pele pode mudar, fazendo com que a pessoa pareça mais corada, pálida ou bronzeada. E, justamente porque os tratamentos do câncer podem enfraquecer ainda mais o sistema imunológico, alguns cuidados especiais devem ser tomados na hora de escolher os cosméticos a serem utilizados.

Dicas Gerais

Use um gel antisséptico nas mãos após andar de metrô, ônibus ou pegar um táxi. A pele seca pode quebrar e escamar, permitindo a entrada de bactérias no sistema imunológico e causar infecções, a última coisa que você precisa neste momento.
Escolha produtos para peles sensíveis, a quimioterapia costuma sensibilizar a pele.
Lave bem as mãos antes de aplicar a maquiagem, e fique atenta à validade dos produtos.
Para a maquiagem parecer mais natural, mantenha a pele sempre hidratada.
Não empreste maquiagem nem pincéis. Sempre que possível, use cotonetes, esponjas e discos de algodão descartáveis. Evite aplicadores reutilizáveis.

Pele
Base

Devido à quimioterapia e à radioterapia, a pele do rosto pode ressecar, se tornar sensível, manchada ou pálida. Escolha produtos designados especialmente para o seu atual tipo de pele. A cor da base, entretanto, deve corresponder ao seu tom de pele normal, para dar uma aparência de pele saudável, corrigindo imperfeições e prevenindo descamações.

Proteção Solar

Se a sua base não tiver filtro solar, aplique um protetor solar antes. Escolha um protetor solar próprio para o rosto, para evitar obstrução dos poros.

Se a sua pele estiver manchada ou pálida, use uma base um tom mais claro para um aspecto mais saudável. Existem vários tipos de corretivos nos tons verde, amarelo e lilás, para uniformizar o tom da pele. Use o lilás para corrigir manchas alaranjadas e marrons, o verde para manchas vermelhas, e o amarelo para manchas roxas e azuladas.

Corretivo

Use corretivo para corrigir olheiras e outras manchas. Opte por corretivos cremosos, evite corretivo em pó, que pode acabar realçando a escamação da pele, além de torná-la mais seca.

Bochechas

Blush

O blush pode realmente dar vida a uma pele pálida, manchada ou cansada, fazendo com que sua aparência se torne saudável e viva. Dê preferência para os blushes em creme ou use aqueles em bastão. Evite os blushes em pó, que tendem a se acumular em vincos e rugas, chamando a atenção para a pele seca e escamosa. Espalhe o blush com firmeza para parecer mais natural e escolha um tom adequado para a sua pele.

Efeito Bronzeado

Se você se sentir muito pálida, tente um blush com efeito bronzeado, ou até mesmo um autobronzeador, mas evite aqueles com cheiros fortes.

Olhos

Sobrancelhas

As sobrancelhas podem cair devido à quimioterapia. Confira algumas dicas para obter sobrancelhas com aspecto natural:
Aplique uma base antes de redesenhar a sobrancelha com lápis de sobrancelha ou sombra em pó.
Combine o tom da sobrancelha com a cor do seu cabelo natural ou peruca, da melhor maneira possível.
Segure o lápis ou pincel verticalmente na aba do seu nariz para determinar onde cada sobrancelha deve começar. Faça pontos com o lápis ou pó para marcar o local.
Segure o lápis ou pincel na diagonal, do canto do nariz em direção ao centro da íris, Este é o limite para arquear a sobrancelha. Coloque a ponta do lápis no canto externo dos olhos para determinar onde a sobrancelha deve acabar.
Aplique o lápis ou a sombra em pó utilizando um pincel chanfrado, em seguida, aplique um pó translúcido por cima para melhor aderência.

Caso não se sinta confiante procure um maquiador para te auxiliar e dar dicas.

Uma vez que você foi diagnosticada com câncer, a maquiagem permanente na sobrancelha não é recomendada, devido à possibilidade de infecção em função do sistema imunológico enfraquecido.

Cílios

Os cílios postiços mudaram muito desde os dias de Liza Minelli. Hoje são mais finos, leves, menores e mais naturais. Existem dois tipos básicos:

Inteiros - Esta é a solução mais rápida. Compre um jogo de cílios em sua cor natural e corte com tesoura de unha no comprimento que desejar. A maioria já tem um adesivo ao longo da base e só precisa ser aplicado cuidadosamente rente à raiz dos cílios. Para tirar os cílios postiços use um demaquilante específico para os olhos, à base de óleo ou bifásico.

Individuais – Este tipo de cílios tem um aspecto mais natural, porém necessita de tempo para aplicá-los. A maioria dos salões de beleza tem maquiadores que podem aplicar este tipo de cílios para ocasiões especiais.

Pálpebras

Use um delineador de cor neutra para marcar a pálpebra, criando a aparência de cílios. Em seguida, aplique um hidratante específico para a área dos olhos. Use uma sombra mate de tom claro para iluminar o seu rosto. Dê preferência a sombras cremosas.

Lábios

Batom
Mantenha os lábios bem hidratados para evitar descamação e rachaduras, que podem ocorrer como resultado da quimioterapia ou radioterapia. Escolha batons cremosos e hidratantes, evitando as fórmulas de longa duração, que podem acabar acentuando os lábios ressecados.

Delineador de Boca

Mesmo que você não costume usá-lo normalmente, durante esta época é bom usar. O delineador de boca evita que os batons cremosos escorram quando a pele do rosto está mais ressecada. Não esqueça de que seus lábios também precisam de proteção solar. Escolha produtos com filtro solar.


Fonte: Oncoguia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário