terça-feira, 23 de julho de 2013

Pacientes com câncer terão ajuda de cães em hospital de Piracicaba

Uma parceria entre o Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC) de Piracicaba (SP) e o Projeto Ilumina, que oferece atendimento a pessoas carentes com câncer, dará aos pacientes atendidos pela instituição sem fins lucrativos acesso à cinoterapia, tratamento que utiliza cães adestrados para ajudar na recuperação dos doentes. O Ilumina faz cerca de 1.000 atendimentos por mês.

O trabalho em parceria será protagonizado por três labradoras: Sheetara, de 5 anos, Beyoncé, de 3 anos e Lora, de 4 anos, que levam alegria aos pacientes todos os sábados no HFC. As três cachorras vão ganhar um novo espaço, na nova sede do Projeto Ilumina, onde será construído um canil com capacidade para 10 animais e uma área para interação entre os cães e as pessoas atendidas no local.

De acordo com a coordenadora do projeto no HFC, Juliana Mazzanetto, os cães auxiliam no tratamento, pois deixam o clima mais leve e dão mais esperança aos internados. “Às vezes, os pacientes sentem saudade do próprio animal de estimação e se confortam com as labradoras”, afirmou Juliana.

Segundo Marcelo Kraide, que é voluntário e cuida do adestramento com Ari Sanches, os cães tem a capacidade de trocar energias positivas com os pacientes. “As labradores absorvem a energia ruim e, por isso, é preciso que elas descansem durante a semana”, explicou Kraide.

Tratamento
A coordenadora de projetos do Ilumina, Adriana Brasil, aposta na cinoterapia. “Os pacientes poderão usufruir de toda a área externa da sede junto com os cachorros para se distrair”, disse Adriana. De acordo com ela, os funcionários do projeto também serão tratados pelas labradoras. “Temos que cuidar também de quem cuida dos pacientes”, completou Adriana
.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário