quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O câncer feminino raro

O câncer é uma das doenças mais mortais que existe. Ele tem uma exclusividade que o deixa ainda mais mortal e mais temido: ele não escolhe quem irá atacar, sendo independente de condição financeira, de saúde, de cor ou de idade. O câncer é sim uma doença universal, e uma das razoes para isso é dele não ter nenhum fator externo diretamente envolvido com sua casa: quem contrai câncer não precisa ter recebido picada ou ter entrado em contato com outros portadores. A pessoa não contrai ou pega câncer, ela tem câncer. E é uma doença mortal, que pode dar em qualquer lugar do corpo. 


Um dos tipos de câncer mais incomuns que existem, mas que é igualmente mortal é o câncer de vagina. Ele obviamente só atinge mulheres e pode ser muito dolorido, principalmente no período da menstruação. Assim como todos os tipos de câncer, se diagnosticado com rapidez, ele pode ser 100% curado. O câncer na vagina não tem uma causa específica, nem pode ser evitado com muito afinco. É um dos tipos raros de câncer que dão sem explicação nenhuma. 


É um câncer raro, constituindo menos de 2% de todas as doenças ginecológicas. São dois tipos: o carcinoma de células escamosas e o adenocarcinoma. 90% do câncer de vagina são carcinomas de células escamosas, que começam no revestimento epitelial e se desenvolvem ao longo de um período de muitos anos. Ele é encontrado em mulheres de 60 a 80 anos. Já os adenocarcinomas representam apenas 5% dos casos e é encontrado mais frequentemente em mulheres com 30 anos ou menos, sendo que é possível ver com frequência em mulheres com mais de 50 anos. 

O correto diagnóstico desse tipo de câncer é realizado pelo médico ginecologista através do histórico do paciente e após o exame físico, o Papanicolau, a biopsia e a colposcopia. É importante se analisar cedo, pois quanto mais cedo, maiores são as chances de cura para esse tipo de câncer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário