quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Oncologistas do A.C.Camargo destacam hábitos de vida que podem trazer mais saúde e prevenção de câncer para a população em 2015


Câncer é uma doença que pode ser evitada na maioria dos casos com adoção de uma rotina de vida saudável. É possível diminuir os riscos de desenvolvimento da doença mantendo uma alimentação equilibrada, comendo bem, mas com moderação. Fundamental ficar longe do cigarro e quanto às bebidas alcoólicas evitar principalmente os destilados e, com vinho e cerveja, moderação sempre. Evitar também exposição exagerada aos raios solares e não se esquecer da importância do sexo seguro para se evitar o vírus HPV. Recomenda-se também a prática de atividade física e evitar a obesidade. São dicas para um 2015 com bem-estar e qualidade de vida.


O câncer não é uma doença prioritariamente hereditária, muito longe disso. Na verdade, apenas 1 em cada 10 tumores diagnosticados tem relação comprovada com herança familiar. Com isso, acredita-se que 9 em cada 10 casos da doença estão ligados à interação do ser humano com o meio ambiente, seja por hábitos nem sempre saudáveis, seja por meio da exposição a fatores e agentes de diferentes origens.

A doença tem uma base genética, mas as alterações gênicas envolvidas no câncer ocorrem de forma hereditária em apenas 10% dos casos. "Em todos os outros casos, essa alteração genética pode ser causada pelo cigarro, álcool, raios solares, alimentação carregada de conservantes, contatos com substâncias químicas nocivas e até mesmo por inúmeros vírus ou bactérias como HPV, Hepatites B e C, dentre outros", destaca o oncologista do A.C.Camargo, Jefferson Luiz Gross.

Pensando nisso, especialistas do A.C.Camargo Câncer Center, centro de referência mundial em prevenção, ensino, pesquisa e tratamento de câncer, aconselham iniciar 2015 com realização regular de caminhadas e atividades físicas, manter uma alimentação equilibrada, sem exageros, comendo bem, mas com moderação, assim como ficar longe do cigarro e quanto às bebidas alcoólicas, evitar principalmente os destilados e, com vinho e cerveja, moderação sempre. O consumo de carne vermelha está relacionado ao risco aumentado para câncer de intestino e deve ser moderado. É válido eliminar da alimentação os embutidos e defumados, que contêm conservantes e agentes químicos de poder cancerígeno. Consumo de frutas e verduras tem efeito protetor, reduzindo os riscos de câncer. Confira as principais dicas para diminuição de riscos dos tipos mais comuns de câncer:

Mama - As chances de sucesso no tratamento do câncer de mama superam 90% quando há diagnóstico precoce. Por isso, o melhor caminho é a realização do exame de mamografia a partir dos 40 anos, com repetição anual. E para quem tem casos na família, como a mãe, tias, avós e irmãs, é fundamental visitar mais cedo o aconselhamento genético, que em conjunto com o mastologista vão apontar as melhores formas de acompanhamento. Recomenda-se fazer caminhadas e atividades físicas diversas e ter uma alimentação saudável, rica em frutas e verduras. Outros fatores de risco são o tabagismo, bebidas alcoólicas, principalmente os destilados.

Colo do útero - Este também apavora as mulheres, mas não há motivos para tanto. Isso porque é altamente prevenível com o uso de preservativos nas relações sexuais (já que é causado por um vírus, o HPV). A visita regular ao ginecologista é fundamental, pois ele vai indicar o Papanicolau, um exame simples e coberto por qualquer sistema de saúde. Através deste exame pode-se fazer diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura. O tabagismo e a má higiene genital também estão ligados à infecção por HPV.

Intestino - Os tumores de intestino e reto estão entre os cinco mais frequentes em homens e mulheres e pode ser evitado com hábitos saudáveis na alimentação. Quando ocorre, alcança elevados índices de cura se o diagnóstico é precoce - no A.C.Camargo, o índice de cura em fases iniciais é de 95%! Mais comum acima dos 50 anos, a prevenção ocorre com dieta rica em frutas, vegetais, fibras, cálcio e pobre em gorduras animais. O consumo de bebidas alcoólicas e de carne vermelha está relacionado à doença e deve ser moderado. Elimine de sua alimentação o consumo de embutidos e defumados, que contém conservantes e agentes químicos de poder cancerígeno. Além disso, consulte seu médico sobre a indicação de colonoscopia, que é recomendada a partir dos 50 anos de idade.

Pele - Os tumores de pele são os que mais ocorrem no mundo e também no Brasil, onde cerca de 120 mil homens e mulheres são diagnosticados a cada ano. Apesar de seu alto índice de cura, o diagnóstico precoce é fundamental, pois uma de suas manifestações, o melanoma, pode ser extremamente agressiva e letal. Por isso, sempre que notar o aparecimento ou crescimento de pintas irregulares em seu corpo, não hesite: procure um especialista e, se for o caso, uma equipe experiente e interdisciplinar para o tratamento. A exposição ao sol deve ser evitada principalmente entre 10h e 16h. Na praia e em caminhadas, não deixe de usar chapéu, guarda-sol, óculos escuros e filtros solares com fator de proteção a partir de 15. E coloque em sua rotina o exame de dermatoscopia digital, fundamental para o rastreamento e diagnóstico seguro.

Pulmão - Com alta incidência entre fumantes (mais de 90% dos homens e mulheres com este tumor são tabagistas). Embora seja considerado como um câncer perfeitamente evitável, o câncer de pulmão é um dos que mais faz vítimas fatais no Brasil. É essencial largar o consumo de tabaco e  consultar seu médico sobre a indicação de tomografia computadorizada do tórax como prevenção.

Estômago - Mais comum a partir dos 50 anos, o câncer de estômago pode ser evitado com uma dieta e hábitos saudáveis. Vegetais, legumes e frutas cítricas, sempre bem lavados, alimentos ricos em fibras e cuidados com os excessos com bebidas alcoólicas, além do sempre mal vindo cigarro são fundamentais para ficar livre da doença. Não há uma idade indicada para realização da primeira endoscopia. O A.C.Camargo aconselha a procura de um médico no caso de persistência de sintomas como azia, má digestão e dor abdominal.

Esôfago - O câncer de esôfago está diretamente associado ao tabagismo e ao alto consumo de bebidas alcoólicas. Há relação de maior incidência também por lesões cáusticas no esôfago, deficiência de ferro e agentes infecciosos. Também contam a existência de casos de câncer na família, por isso procure um oncogeneticista se este for o caso. Assim como indicado para a boa saúde do estômago e intestino, é importante adotar uma dieta rica em frutas e legumes, evitar consumo frequente de bebidas quentes e de alimentos defumados. O refluxo, outro fator de risco para esse câncer e que atinge mais de 20 milhões de brasileiros, precisa ter acompanhamento adequado de um especialista.

Boca - A melhor forma de evitar o câncer de boca é fugir do fumo, seja ele em charutos, cachimbos, cigarros ou folha mascada, e do consumo desenfreado de álcool, sobretudo destilados. Ter como regra uma higiene bucal adequada e, em caso de próteses dentárias, cuidar para que estejam sempre bem ajustadas. Evitar o uso de enxaguantes bucais com álcool, que podem provocar irritações na mucosa. Mais comum a partir dos 40 anos, seu principal sintoma é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma ou duas semanas, ulcerações superficiais e indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Situações mais extremas, como dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de caroço no pescoço podem ser sinais de câncer de boca.

Tireoide - O câncer da tireoide é o mais comum da região da cabeça e pescoço e é três vezes mais frequente nas mulheres. Pode ser observado pela presença de nódulo tireoidiano associado à rouquidão ou a gânglios linfáticos aumentados no pescoço. Histórico familiar da doença é importante sinal de alerta.

Retina - O retinoblastoma é um tumor ocular originário das células da retina, sendo que em 90% dos casos acomete crianças de até cinco anos de idade. Pode aparecer em apenas um ou nos dois olhos, por isso é importante estar alerta ao estrabismo e sinais como pupila do olho branca ao invés de vermelha na presença de luz - isso pode ser observado em fotografias com flash. Evidentemente, a presença desses sinais nem sempre é sinal do retinoblastoma. Por isso, consulte um especialista. Histórico familiar de retinoblastoma ou tumor ósseo requer um  aconselhamento genético feito por uma equipe especializada.

Leucemia - Tumor mais frequente na infância, sobretudo dos 2 aos 5 anos, a leucemia é altamente curável. No A.C.Camargo, quatro em cada cinco crianças se vêem livre da doença com o tratamento especializado. Não há sintomas claros para seu diagnóstico, mas vale a pena estar alerta a sinais como anemia repentina, fadiga, cansaço, desânimo, dificuldade para andar, sangramentos e febres ocasionais. A avaliação dos sintomas deve sempre ser feita por seu pediatra de confiança.

Laringe - A prevenção do câncer de laringe começa pelo não consumo de cigarro ou outros derivados do tabaco e também evitando o consumo de álcool e exposição à poluição. Principais sintomas são rouquidão, dificuldades para engolir, dor de garganta constante, falta de ar, caroços no pescoço, mau hálito, perda de peso e tosse. Pesquisa do A.C.Camargo aponta que 75% dos diagnósticos ocorrem em fase avançada da doença. Quando diagnosticados e tratados em fase inicial os tumores de laringe chegam a 90% de chances de cura.

Fonte: InterComunique

Nenhum comentário:

Postar um comentário