quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Pacientes que retiraram laringe após diagnóstico de câncer interpretam clássicos da música brasileira no A.C.Camargo

Composto por 27 intérpretes, sendo 17 pacientes e 10 fonoaudiólogos, o Coral Sua Voz do A.C.Camargo Cancer Center fará uma apresentação especial de Natal na sexta, 12, às 12h, com entrada gratuita.

No próximo dia 12 de dezembro o A.C.Camargo Cancer Center oferecerá ao público um espetáculo que combina harmonia e superação. Nessa data, o Coral Sua Voz, formado por pacientes laringectomizados (submetidos à retirada da laringe após diagnóstico de câncer) e fonoaudiólogos da instituição, fará sua apresentação de Natal, na qual trarão clássicos da cultura brasileira como "Barracão de Zinco”, “Disparada” e "Asa Branca". O evento é aberto ao público e será realizado no Anfiteatro Senador José Ermírio de Moraes, às 12h.

O coral é integrado por 17 pacientes que, após tratarem um câncer na região das cordas vocais, passaram a se comunicar por meio de laringe eletrônica (vibrador), prótese, voz esofágica, fala bucal ou articulação de sons. O grupo é reforçado por mais 10 fonoaudiólogas, que compõem o soprano (agudo) do canto. Elisabete Carrara de Angelis, coordenadora do Grupo de Apoio ao Paciente Laringectomizado Total Sua Voz e diretora do Departamento de Fonoaudiologia do A.C.Camargo, executa o instrumental, constituído exclusivamente pelo violão.

A apresentação de Natal, que ocorre pelo quarto ano consecutivo, celebra o êxito do projeto. O desempenho do grupo despertou grande interesse do público ao longo de 2014, que se surpreendeu com a apresentação dos coralistas realizada no auditório do MASP em dezembro de 2013. "O vídeo deste espetáculo gerou quase dois milhões de visualizações no YouTube. Boa parte do público sequer sabia o que era um paciente laringectomizado", destaca a fonoaudióloga Elisabete Carrara, se referindo à ação O Coral Inesperado, que pode ser conferida em www.youtube.com/watch?v=wwUCm8yPU9E.

A fonoaudióloga destaca a importância desta iniciativa para combater preconceitos relacionados ao som da voz esofágica. "Todo preconceito surge em função da falta de informação, pois normalmente não se conhece os diferentes sons e possibilidades desse tipo de voz. A atuação do coral é uma forma de mostrar que esse paciente pode falar ou até mesmo cantar", afirma ela.

Não há necessidade de inscrição prévia para assistir à apresentação. O Sua Voz é uma iniciativa aberta a todos os submetidos à laringectomia total, estando ou não em tratamento em outra instituição. O convite estende-se também a familiares e cuidadores. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis em www.accamargo.org.br/sua-voz.

CÂNCER DE LARINGE NO BRASIL: TUMORES AVANÇADOS – Os casos de câncer de laringe que demandam a realização de laringectomias estão diretamente relacionados com a realidade da doença no Brasil. Diagnóstico tardio! Sete entre dez casos de câncer de laringe são diagnosticados hoje no Brasil em fase avançada da doença, para os quais a laringectomia é uma opção inevitável. O grande complicador da doença avançada é que os tumores mais agressivos não podem ser tratados de forma conservadora, gerando mais sequelas.

Na casuística do A.C.Camargo Cancer Center, o diagnóstico tardio está na faixa dos 70%, sendo que de cada 10 pacientes, 4 passam pela laringectomia total. "São pacientes com estadio 4, cuja doença está muito extensa e a laringe já está destruída completamente, não passível de conservação", alerta o cirurgião oncologista e diretor do Departamento de Cabeça e Pescoço do A.C.Camargo, Luiz Paulo Kowalski. Para os pacientes diagnosticados em estadio 3, quase sempre a indicação é de radio e quimioterapia, sendo que em 60% a 70% das vezes é possível preservar a laringe. "A laringectomia total é o tratamento de escolha na doença muito avançada, na qual a laringe não mais funciona. Para aqueles que fazem a quimioterapia e radioterapia há um grupo de 30% a 40% que vão recidivar (a doença voltar) e, por sua vez, também serão tratados com laringectomia total", explica Kowalski. O melhor cenário é diagnosticar até o estádio 2, no qual há indicação de cirurgia conservadora (endoscópica ou à laser) ou radioterapia exclusiva, tratamentos com maior percentual de controle da doença e que geram menos sequelas para o paciente.


SERVIÇO
APRESENTAÇÃO DO CORAL SUA VOZ

Realização: A.C.Camargo Cancer Center
Interpretes: Pacientes que integram o Grupo de Apoio ao Paciente Laringectomizado e fonoaudiólogos
Data: 12 de dezembro de 2014
Horário: 12 horas (meio-dia)
Local: Anfiteatro Senador José Ermírio de Moraes - A.C.Camargo Cancer Center
Endereço: Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade, São Paulo-SP
Facebook: http://www.facebook.com/accamargocancercenter

Fonte: Inter Comunique

Nenhum comentário:

Postar um comentário