terça-feira, 29 de outubro de 2013

Novos dados de aumento de sobrevida a pacientes de câncer colorretal são apresentados

O câncer colorretal (CRC) é o quarto câncer mais comum no mundo, com uma incidência estimada global de mais de 1,2 milhão de casos4. Estima-se que 608.000 mortes ocorrem anualmente em todo o mundo devido ao CRC, representando 8% de todas as mortes por câncer e tornando-se a quarta causa mais comum de morte por câncer.4 Quase 60% dos casos ocorrem em regiões desenvolvidas e as taxas de incidência e de mortalidade são substancialmente mais elevadas nos homens do que nas mulheres.5 Somente na Europa, um número estimado de 436.000 pessoas desenvolve o CRC anualmente, e cerca de 212.000 morrem da doença todos os anos.

A biofarmacêutica da Merck, anunciou que o grupo investigador cooperativo alemão AIO,(ArbeitsgemeinschaftInternistischeOnkologie) apresentou novos dados do estudo clínico defase III,cabeça-a-cabeça, FIRE-3, o qual mostrou melhora clinicamente relevante de cetuximabe mais FOLFIRI versus bevacizumabe mais FOLFIRI no tratamento em primeira linha do câncer colorretal metastático (CCRm) em pacientes com tumores RAS selvagem.

Os novos dados, a partir de uma análise exploratória pré-planejada, foram apresentados no Congresso Europeu de Câncer 2013 (ECCO-ESMO-ESTRO). A análise demonstra aumento de 7,5 meses na sobrevida global mediana em pacientes CCRm com tumores RAS selvagem (n=342), definido como não apresentando mutações nos exon2, 3 e 4 do KRAS e NRAS), recebendo FOLFIRI mais cetuximabe na 1ª linha em comparação a pacientes que receberam FOLFIRI mais bevacizumabe (SGm: 33,1 meses versus 25,6 meses, respectivamente; razão de risco [HR]: 0,70; p = 0,011). Em uma análise post hoc, no grupo de pacientes com qualquer mutação RAS (n = 178), os pacientes que receberam na 1ª linha FOLFIRI mais cetuximabe alcançaram SGmde 20,3 meses versus 20,6 meses no grupo que foi tratado com FOLFIRI mais bevacizumabe (HR: 1,09; p = 0,60).

Nenhum comentário:

Postar um comentário