terça-feira, 11 de novembro de 2014

Prevenção x Câncer de Mama


Mais de 57 mil mulheres brasileiras serão diagnosticadas com câncer de mama neste ano, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Informar-se sobre prevenção e diagnóstico precoce se torna, assim, fundamental para todas as mulheres.

Um importante fator de risco para desenvolvimento da doença ainda é o envelhecimento, uma vez que as taxas de incidência aumentam com a idade. Há, porém, outros fatores que influenciam no surgimento de tumores mamários, como primeira menstruação precoce (antes dos 12 anos), menopausa tardia (após os 50 anos), obesidade, sedentarismo, tabagismo e alimentação não saudável, além do uso contínuo de anticoncepcionais, de terapias com reposição hormonal e de antecedentes familiares de câncer de mama. Dessa forma, um dos primeiros passos para a prevenção é a mudança de hábitos.

No entanto, existem fatores protetores contra a doença, como gravidez e amamentação. De acordo com especialistas, no período de gestação e amamentação a mulher tem menos hormônios que estariam relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama. Essa proteção relativa, entretanto, deve estar sempre associada a outros hábitos de vida saudável, como não fumar, ter uma boa alimentação, praticar atividades físicas, controlar o peso e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

É preciso ainda desmistificar certas dúvidas frequentes entre as mulheres: sutiãs, desodorantes e silicone podem causar a doença? Esses mitos foram propagados por algum tempo, mas não há nenhuma relação cientificamente comprovada.

Assim como se prevenir, estar atenta aos sintomas, realizar os exames periódicos e procurar sempre a orientação de um clínico é fundamental. Entre os sinais mais comuns da doença, estão:
Nódulo palpável na mama ou axila;
Retração ou descamação do mamilo;
Alterações na pele da mama (manchas, edema, vermelhidão);
Sangramento pelo mamilo;
Qualquer retração da mama;

Além disso, o auto-exame das mamas deve ser feito regularmente a partir dos 20 anos de idade, após uma semana do início da menstruação e a mamografia, principal exame de rastreamento, deve ser realizada a partir dos 40 anos, com periodicidade anual, até os 69 anos. Para quem tem casos de câncer de mama na família, a idade deverá ser antecipada e deve-se manter um acompanhamento clínico especializado. Quando descoberto em fase inicial, as chances de sucesso no tratamento do câncer de mama superam 90%.

Mães, filhas, tias e amigas, compartilhem com outras mulheres seu conhecimento. Até as super-heroínas se cuidam!

Fonte: A.C.Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário