quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Cresce diagnóstico de câncer com novo modelo de assistência

Um novo modelo de assistência implantado este ano pela Secretaria Estadual da Saúde agilizou o diagnóstico de câncer no Hospital Estadual Pérola Byington e tem acelerado o tratamento das mulheres vítimas da doença.

Em seis meses, o número de atendimentos a casos suspeitos da doença cresceu 30%. Antes disso, somente 10% das mulheres encaminhadas pelo município ao hospital estadual tinham confirmação para câncer maligno. Atualmente esse índice subiu para 50%. Cerca de cem mulheres com suspeita de câncer são atendidas na unidade.

Pelo novo fluxo, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da Prefeitura fazem a triagem e encaminham para o Pérola Byington apenas os casos em que há suspeita de tumor maligno. As pacientes passam por biópsia e, em caso de confirmação da doença, dão início imediato ao tratamento.

Para isso os médicos do Pérola Byington treinaram 300 profissionais de UBSs para que eles pudessem triar melhor as pacientes, identificando o que era suspeita de tumor benigno e maligno, e encaminhando para o hospital apenas as pacientes que pudessem ter, de fato, câncer.

“Diminuímos o número de pacientes que ficavam ansiosas e apreensivas por um diagnóstico maligno. A fila pelo atendimento também foi reduzida, já que as pacientes com tumores benignos ficam na rede municipal ou são encaminhadas a outros serviços”, diz Luiz Henrique Gebrim, diretor médico do hospital.

O Hospital Estadual Pérola Byington, referência em saúde da mulher pelo SUS (Sistema Único de Saúde), realiza anualmente 7 mil cirurgias de alta complexidade, provenientes de tumores malignos de mama, útero e ovário.


Fonte: Diário de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário