quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Exame Papanicolau é a melhor maneira de prevenir câncer de colo de útero


O exame Papanicolaou ainda é a melhor maneira para identificar o câncer de colo de útero. De acordo com a professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFMG, Edna Lopes, é um exame de baixo custo, é oferecido gratuitamente pelo SUS e pode ser realizado por enfermeiros treinados. “A nível de saúde pública, o papanicolau é o melhor teste a ser feito: é mais fácil, é bem específico e ainda é de alto nível”, comenta.

O Papanicolaou também pode identificar outros tipos de câncer, como o do endométrio e o das trompas. Para isso, orienta a professora, toda mulher, a partir do início da sua atividade sexual ou ao completar 18 anos, precisa realizar o exame ginecológico anualmente, que pode detectar doenças e determinar o risco do desenvolvimento de um câncer. Segundo Edna Lopes, existem outros exames também seguros, como o ultrassom, para o diagnóstico de câncer de ovário e endométrio.

Como é o exame

O teste deve ser realizado fora do período menstrual. É preciso evitar duchas vaginais, cremes no local e relações sexuais três dias antes do exame, para que não haja interferência no resultado. As células do colo uterino são colhidas por meio de uma espátula, uma raspagem superficial da área externa do colo ou uma coleta com uma escova da parte interna. Depois de levadas para um laboratório de citopatologia, é possível identificar se há células descamadas do colo, desvio de normalidade ou células cancerosas. Em caso de atipia, quando há alteração, a paciente deve fazer outro exame, a colposcopia, para dirigir o local da biópsia e identificar a gravidade da lesão e ser orientada sobre o melhor tratamento.


Fonte: Medicina UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário