quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Tratamento de câncer de próstata pode diminuir o órgão sexual.


Alguns tratamentos para câncer de próstata podem reduzir o tamanho do pênis, o que leva a queixas de homens insatisfeitos com a vida íntima. O alerta é de uma pesquisa do Instituto do Câncer Dana-Farber e Hospital Brigham and Women's, ambos dos Estados Unidos. Os dados foram divulgados pela publicação Urology.

Os cientistas analisaram 948 homens que tinham sofrido uma recorrência da doença. Vinte e cinco deles (2,63%) reclamaram de pênis menor após o tratamento, principalmente devido à prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata) e pelo uso de drogas de bloqueio de hormônio masculino combinadas com radioterapia. Investir em apenas radioterapia não levou ao incômodo.

“O câncer de próstata é um dos poucos cânceres em que os pacientes têm uma gama de terapias à disposição e, por causa da gama de possíveis efeitos colaterais, pode ser uma escolha difícil”, disse o pesquisador Paul Nguyen. “Este estudo diz que, quando o encurtamento do pênis ocorre, realmente afeta o paciente e sua qualidade de vida. É algo que devemos discutir com ele para que ajude a reduzir arrependimentos de tratamento”, concluiu.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário