terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Brasileiras e americanas fazem intercâmbio sobre “empoderamento feminino”

Intercâmbio Internacional de Lideranças Femininas


Professional Fellowship Program 


Brasil – Estados Unidos 




Grupo promove participação da mulher em todos os setores da sociedade em discussão internacional. Norte-americanas desembarcam próximo domingo em São Paulo. 

Em outubro passado, catorze mulheres* de oito estados brasileiros foram aos Estados Unidos para um intercâmbio sobre empoderamento feminino e troca de conhecimentos nas áreas sociais e de saúde da mulher. No próximo domingo, dia 13 de janeiro, treze norte-americanas dos estados de Connecticut e Massachusetts desembarcam em São Paulo. Elas ficam na cidade até dia 16 e, depois, se distribuem entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Piauí, Tocantins, Distrito Federal Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

Na segunda fase do Programa de Intercâmbio Internacional para Lideranças Femininas, patrocinado pelo Gabinete de Assuntos de Educação e Cultura (Bureau for Education and Cultural Affairs - ECA) do Departamento de Estado dos Estados Unidos, executado pelo Instituto de Treinamento e Desenvolvimento (ITD) em parceria com a Smith College, em Massachusetts, com apoio da FEMAMA, treze norte-americanas estarão desembarcando em São Paulo na próxima semana. Depois de terem recebido 14 representantes de projetos brasileiros ligados à saúde da mulher e ao empoderamento feminino, durante quase dois meses – de 29 de setembro a 12 de novembro de 2012 –, as norte-americanas da região de Massachusetts chegam ao Brasil para conhecer in loco nossas ações sociais e ficam no país de 13 a 26 de janeiro de 2013. 

Elas são representantes de diversas entidades e Organizações Não Governamentais daquela região, focadas em saúde pública e direitos civis. Durante as seis semanas em que as brasileiras, vindas de diversos estados do país, estiveram nos Estados Unidos, elas puderam conhecer como funcionam essas organizações e até participar como voluntárias em suas ações práticas. Agora, as brasileiras estão preparando uma agenda semelhante para que as americanas conheçam nossos projetos sociais de grande relevância e tenham contato com lideranças femininas atuantes nas áreas da saúde, combate à violência doméstica, direitos humanos, entre outros. 

Com a conclusão dessa segunda fase, o objetivo do programa de possibilitar a troca de experiência entre entidades norte-americanas e brasileiras estará sendo cumprido, abrindo inclusive portas e caminhos para futuras parceiras. 

O ITD, instituição sem fins lucrativos, sediada na cidade de Amherst, Massachusetts, é o responsável pela implementação e avaliação do projeto. O Instituto possui uma história de 26 anos de sucesso na condução de mais de 300 projetos de intercâmbio internacional e agora as intercambistas passaram a ser “Fellows” ou participantes da renomada instituição americana chamada de Alumnae Association of Smith College (AASC). A Smith College é uma Universidade exclusivamente feminina e uma das instituições mais proeminentes em Educação de nível Superior nos EUA. O IMAMA/FEMAMA desempenhou o papel central no recrutamento das participantes brasileiras no Programa.



PROGRAMAÇÃO 




ATIVIDADES GERAIS


Esta segunda etapa do Programa de Intercâmbio terá duração de 14 dias. Nos primeiros três dias o grupo de treze norte-americanas participará de atividades diversas em São Paulo, incluindo visitas ao Consulado Americano, atividades culturais e passeios turísticos. Também nesse período elas irão ao Palácio do Governo do Estado de São Paulo, sendo recebidas pela presidente do Conselho da Condição Feminina de São Paulo, a Delegada Rosemary Corrêa, e algumas das Conselheiras dessa entidade, para saberem mais sobre algumas das atividades realizadas em prol das mulheres neste Estado. Em seguida, as americanas partirão em pares para os diversos Estados do Brasil onde moram e atuam as brasileiras que estiveram em Amherst, Massachusetts, no final de 2012, tendo com destino: São Paulo (capital e interior, cidade de Marília), Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Tocantins, e Piauí. Como parte do Programa estará o Plano de Ação criado por cada participante brasileira e que agora deve ser implementado com apoio das companheiras americanas. 



ATIVIDADES EM SÃO PAULO 


As duas participantes de São Paulo (capital), Vera Golik e Clarisia Viscardi Moniz Ramos, além de apresentarem mais detalhes de suas atividades, estarão ciceroneando Julie Kumble e Joyce Bernstein, que atuam em projetos sociais voltados às mulheres no estado de Massachusetts, EUA (veja os breves currículos abaixo). A agenda paulista inclui além de atividades culturais e de lazer, visitas e benchmarking em várias entidades e organizações e participação em palestras e workshops onde americanas e brasileiras/os poderão compartilhar suas ações em prol das mulheres em seus respectivos países. 

No final da viagem, no dia 24-01, após as visitas às organizações brasileiras, haverá um encontro com todo o grupo em São Paulo, reunindo brasileiras e norte-americanas para fechamento do Programa de Intercâmbio e compartilhamento de experiências. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário