quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Programa de Intercâmbio de Lideranças Femininas leva médica norte-americana à Hospital de Minas Gerais


A médica emergencista da cidade de Northampton, no estado americano de Massachusetts, Jill Griffin, visitou o Hospital Hélio Angotti (HHA) em razão de programa de intercâmbio e destacou que o conjunto de unidades de tratamento da instituição de combate ao câncer de Uberaba tem a mesma capacidade técnica e profissional de um hospital do mesmo porte nos Estados Unidos. Segundo Jill, a diferença é que em Uberaba o acesso ao tratamento é proporcionado à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e nos Estados Unidos tudo é pago pelos pacientes.

Ela participa de um programa de intercâmbio que levou aos Estados Unidos 14 mulheres de oito estados brasileiros, entre as quais Fabiola Falci Goulart, nutricionista do HHA, para treinamento de lideranças femininas e troca de conhecimentos nas áreas social e de saúde da mulher. Nesta segunda fase do Programa de Intercâmbio, 13 norte-americanas chegaram ao Brasil para conhecer as ações brasileiras e ficam no país até 26 de janeiro.

Segundo o presidente do HHA, oncologista e mastologista Délcio Scandiuzzi, as brasileiras prepararam agenda semelhante para que as norte-americanas conheçam projetos e ações sociais de grande relevância e tenham contato com lideranças femininas atuantes nas áreas da saúde, combate à violência doméstica, trabalho pelos direitos humanos, entre outros. “Para nós é uma honra muito grande recebermos aqui a Dra. Jill e nós queremos ampliar parcerias como esta para que mais profissionais do Hospital Dr. Hélio Angotti possam conhecer iniciativas de proteção às mulheres e aos demais pacientes com câncer. É uma iniciativa importante para o crescimento do nosso hospital”, ressalta Scandiuzzi.

O Programa de Intercâmbio Internacional para Lideranças Femininas é promovido e patrocinado pelo Gabinete de Assuntos de Educação e Cultura (Bureau for Education and Cultural Affairs - ECA) do Departamento de Estado dos Estados Unidos e executado pelo Instituto de Treinamento e Desenvolvimento (ITD) em parceria com a universidade feminina Smith College, as duas instituições de Massachusetts, nos Estados Unidos. O Programa também contou com o apoio da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama (Femama) ao qual a instituição é filiada, o que ajudou a selecionar a nutricionista.


Fonte: JM On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário